Worldwork 2014

Politica e a consciência no mundo em mudanca.
Novas soluções: da história para o futuro.

Worldwork 2014 se realizará em Varsóvia, o lugar do passado turbulente e o presente vibrante.

A cidade foi destruida, mas renasceu. Foi testemunha de duas sublevações: no Gueto e depois da Sublevação de Varsóvia, organizada pelo exercito clandestino. Desapareceram os Judeus, a sua cultura e os bairros inteiros por eles habitados. Em 1944 Varsóvia tinha sido metodicamente bombardeada e depois se levantou das cinzas. A cidade tem o passado comunista e nele os periodos do terror e desespero, mas também as tentativas de introduzir a justiça social e reconhecer os valores diferentes que o dinheiro.

Agora Varsóvia é uma das cidades que cresce mais rapidamente na Europa Central, com arranha ceus modernos, o ritmo louco e aparentamente com as possibilidades ilimitadas. Porém, essas possibilidades não se cumprem facilmente e as pessoas tem que confrontar novos desafios.

Do ponto de vista do Marx a consciência tem sempre a dimenção política: para ele ela foi sempre o resultado das circunstâncias político-econômicas. 150 anos depois do Marx vemos tanto as virtudes como as falhas do sistema capitalista. Isto está particularmente vivo aqui, onde se encontram o legado post comunista e a nova cultura global. As crescentes diferenças económicas são umas das principais fontes da tenção entre os individuos, grupos, nações e continentes. O desemprego, problemas com habitação, o ineficaz sistema da saúde, emigração e imigração são apenas alguns exemplos das questões com quais aqui nos encontramos.

Por outro lado aparece uma outra consciência: paradigma quantico, estudos sobre a consciência, novos movimentos sociais, como por exemplo a Indignação espanhola ou Occupy Wall Street indicam as novas possibilidades.

Durante Worldwork 2014 gostariamos de construir a ponte entre o passado e o futuro. Para muitas pessoas, já a vinda a Varsóvia é um confronto com a história própria deles. Gostariamos de dar espaço às nossas hisórias privadas, que são tão diferentes mas pertencem uma a outra. Acreditamos que a descoberta dos laços das nossas histórias passadas nos ajudará a ver onde estamos agora, bem como enfrentar as questões de hoje. Depois esperamos descobrir as novas possibilidades para o futuro.

Gostariamos que Worldwork fosse uma arena de reconhecimento do passado. Esperamos analizar as tensões económicas, cujos raizes estão na economia contemporânea. Desta vez gostariamos criar espaço para descobrir e elaborar das novas soluções nos diferentes níveis desde as visões globais até os projetos locais.